quarta-feira, 21 de outubro de 2009

loirinha nº 1 (paixão e benção)

No Brasil, rio centro e sul, só a morena é que é versada (e eu as amo)
trançada letrada desmentida e endeusada
elevada à categoria de patrimônio imaterial da humanidade

Esse é meu dito sobre uma loirinha, a melhor coisinha brasileira:


loirinha pequena dos olhinhos verdesapo;
tudo em ti é o mais lindinho diminutivo
o mais acolchoado sorriso de almofadas
o mais ditoso despenteio;

loirinha, quando o vento te descabela, ele descabela luz
te despenteia em raios de sol, por mais que só chova.
e se talvez eu fosse nosso salvador jesus
meu sacrifício de corpo só seria o da cruz
se o teu corpo, eu o tivesse de salva-guarda
se minha carne, ora toda coagulada,
fosse mutilada para que lhe fosse servida de licor
que como era puro, alvejou tua pele.

e foi a primeira vez que ardeu o Senhor em brasa.

Nenhum comentário: